Máximas e Reflexões [8]

O aspecto aleatório versus o determinismo do universo.

As ocorrências na natureza são determinadas por eventos precedentes ou leis naturais. Tudo o que levou até este ponto, aconteceu por uma razão.
Isso é o que o determinismo diz.
Qual conjunto perfeito de circunstâncias que coloca uma celestial bola de fogo como o Sol exatamente na distância correta do nosso pequeno planeta azul para a vida florescer?
Pode ser que tudo tenha um propósito, uma ordem, foi determinado.
Sem dúvida, um belo conceito.
Mas então, há o outro lado do argumento.
A teoria do caráter aleatório diz que tudo é simplesmente uma coincidência.
O fato de existirmos não é nada senão o resultado de uma complexa, mas inevitável cadeia de acidentes químicos e mutações biológicas.
Não há um significado maior. Não há objetivo. Nada.
Eu, no que acredito?
Eu acredito que merdas simplesmente acontecem.
Mas isso, é só o que eu acho.
("Sometimes I wish someone out there will find me...")


Leave a Reply